domingo, setembro 16, 2012

O que é o Tártaro ou Cálculo Dental?

Uma das doenças mais comuns da boca é o cálculo dental, também conhecido como tártaro, um dos principais responsáveis pelo início e agravamento das doenças periodontais (doenças de gengiva, osso e ligamentos que estão ao redor dos dentes).

A formação do cálculo se dá através da presença de placa bacteriana (acúmulo de bactérias da boca que se fixa à superfície dos dentes) que mineraliza em contato com partículas de cálcio e fosfato provenientes da saliva e dos dentes.

É caracterizado por massas duras e ásperas, que podem variar de amarelas claras até cores mais próximas ao marrom escuro.

Como o cálculo gera uma inflamação na gengiva, é comum observar sangramento gengival durante a escovação destas regiões.

A formação da placa bacteriana ocorre por causa da falta de cuidados bucais necessários, má escovação e/ou não utilização do fio dental.

Em estágios mais avançados o cálculo leva à formação de problemas gengivais severos, ósseos e ligamentares, causando enfraquecimento do suporte dos dentes e fazendo com que eles amoleçam, levando a perda de um ou mais dentes.

Evolução do Cálculo Dental 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

diHITT - Notícias